quarta-feira, 18 de maio de 2011

Giuseppe Arcimboldo



Foi por acaso que fiquei a saber sobre Giuseppe Arcimboldo um pintor italiano, foi numa apresentação de umas pinturas onde mostraram a pintura “Primavera”, depois foi só pesquisar, achei interessante e aqui está.
Giuseppe Arcimboldo iniciou os seus trabalhos em Milão, mas atingiu a fama em Bilbau, sob a protecção do Imperador Rudolph I.  
As suas obras principais incluem a série "As quatro estações", onde usou, pela primeira vez, imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor fisionomias humanas. A ideia de reproduzir as estações como pessoas já era usada desde a época dos romanos, no entanto Arcimboldo foi o pioneiro na utilização de vegetais de cada época, na composição de rostos humanos.“Primavera”, “Verão”, “Outono” e “Inverno”, nestas, o artista fez referência ao género do retrato, preservando a opulência do retrato cortesão, mas construiu os personagens a partir de imagens da fauna e da flora, elementos que, no século XVII, estariam presentes no novo género da natureza morta. A diversidade de possibilidades de interpretação a partir das composições "estranhas" de Arcimboldo é um dos motivos que levaram, durante muito tempo, ao seu esquecimento pelos historiadores.
Existe em sua Obra uma identidade dual, tanto no jogo visual que proporciona - bastante explicito na obra “O Cozinheiro”.Assim como foi com a maioria dos artistas maneiristas, após a morte de Arcimboldo o interesse por sua obra diminuiu, chegando quase ao esquecimento, talvez pela estranheza que podem causar as suas imagens.
Foi apenas no século XX que este e outros maneiristas foram resgatados, recebendo a atenção e o valor que merecem.
deixo-vos com algumas das suas obras.








1 comentário: