sábado, 21 de maio de 2011

Carvalho Português



O carvalho português ou cerquinho (Quercus faginea) tem um tamanho médio, não ultrapassando os 20 m de altura, é uma árvore de folha caduca ainda que esta queda seja tardia sendo, por isso, denominada árvore de folha marcescente, as suas folhas são simples, alternas com estipulas largas e estreitas. A raiz é constituída por uma raiz maior, a principal ou gavião, e por várias raízes secundárias, responsáveis por uma boa fixação ao solo e responsáveis também pela absorção de nutrientes. Em simbiose com hifas de fungos, formam micorrizas, sistemas que agem em conjunto na absorção de nutrientes do solo.
Contudo, ao fim de longos anos, deixa de crescer e prossegue com pequenas florações e frutificações de sementes. Aproxima-se o seu fim. As raízes deixam de absorver o necessário ao seu crescimento e manutenção; a copa não expõe grande parte das folhas ao sol e o tronco não pode suportar cargas cada vez maiores. Pior alimentada, é alvo de fungos e outras infestações que a debilitam, perfurando-lhe o tronco, transformando-o em celulose sem resistência. Acaba por tombar, vencido pelos anos.
As flores masculinas existem em grande número e estão dispostas em grupos sobre largos amentilhos pendurados mas pouco firmes. As flores femininas são solitárias, estando dentro de uma cúpula. A floração ocorre entre Abril e Maio, usualmente antes da azinheira.
Os frutos são bolotas cilíndricas que nascem em pedúnculos curtos, com uma cúpula de escamas, amadurecem e disseminam-se por Setembro e Outubro.
O carvalho tem a sua origem em Portugal, Espanha e Norte de África. No nosso País é mais comum no Centro e Sul. Em Portugal esta espécie sofreu um grande declínio no século XX, ocorrendo sobretudo em pequenas manchas isoladas.
Os carvalhos portugueses ou cerquinhos são árvores de crescimento lento que, de uma forma simplificada. Desempenham um papel importante como espécie estreme de alguns solos bastante degradados e dos calcários, que são limitantes para a maior parte das espécies arbóreas e arbustivas.
O facto das suas bolotas amadurecerem antes das da azinheiras, torna-o muito importante como fonte de alimento nas explorações de porco de montanheira. Mas, de um modo geral, as suas folhas e frutos são utilizados como alimento para o gado em períodos de maior carência dos pastos, também a madeira do carvalho português é muito boa para a construção, sob a forma de vigas. É igualmente adequada para lenha e carvão.

Curiosidades

 A infusão do pó da casca alivia as diarreias, disenteria e dispepsia. Gargarejada, combate as infecções da boca e garganta. Em uso externo, trata problemas vaginais e hemorróidas. Usada também em banhos oculares e como loção para peles irritadas.
 As bolotas podem torrar-se e moer-se, servindo como café.

Conheça Algumas Das Espécies Autóctones Da Floresta Portuguesa
 
Amieiro – Alnus glutinosa
Azereiro – Prunus lusitanica
Azinheira – Quercus rotundifolia
Carvalho-Alvarinho – Quercus robur
Carvalho-Anão – Quercus lusitanica
Carvalho-Negral – Quercus pyrenaica
Carvalho-Português (Cerquinho) – Quercus faginea
Castanheiro – Castanea sativa Miller
Choupo-Preto – Populus nigra
Oliveira – Olea europea L.
Pinheiro-Bravo – Pinus pinaster
Pinheiro-Casquinho – Pinus silvestris
Pinheiro-Manso – Pinus pinea
Queijigo – Quercus canariensis
Salgueiro-Branco – Salix alba
Sobreiro – Quercus suber

1 comentário: