domingo, 13 de março de 2011

Custa tão pouco ajudar!


No dia seguinte ao Natal encontrei este animal na rua, cheio de fome muito muito magro, com frio e medo e com a mandíbula fracturada…era afugentado por todos a quem ele se aproximava, pensei nisso o dia todo e durante a noite fui busca-lo, não pensei muito bem no que podia acontecer depois, mas uma coisa era certa, tinha que o tirar dali, levei-o pra casa e pra tudo há uma solução. 


Ele é muito brincalhão e protector, não gosta muito de outros cães machos, mas se for uma cadela já não se irrita, espertalhão, heheh mas se for algum idoso, fica furioso e ataca mesmo, já me arrebentou a trela umas duas vezes, provavelmente foi maltratado por alguma.
Primeiro tinha-se que alimentar, depois logo se pensava na fractura que tinha na mandíbula, levei-o ao veterinário que logo me disse que seria melhor abatelo, porque era uma cirurgia muito cara e o animal era velho (o veterinário é responsável pelo “matadouro” (canil) de Lousada), nem acredito que lá fui com o Brutus para o deixar no canil, felizmente das duas vezes não foi possível, pois fui sempre depois da hora do fecho, ainda bem, levei-o a outro veterinário ( "cuidanimais.comDra. Dora Rocha e Dra. Liliana Zuzarte) que ajudam muitos animais através da “refugiodaspatinhas.org”), disseram que como ele conseguia comer e se eu gostava mesmo dele para não o fazer (abater), e como me deram um pouco de esperança, que seria algo mais de estética do que problema muito grave de saúde, tratei dele, tinha que tomar uns antibióticos e mais umas coisas, porque tinha uma inflamação na boca e na cabeça, devido ao atropelamento ou maus tratos e para desparasitar internamente, mais tarde contactei a associação Pata Vermelha que depois de conversas e acordos prontificaram em ajuda-lo na cirurgia, seriam, 500€.























E pronto o Brutus foi operado no dia 8 de Março e já ta ca em casa, os veterinários que o operam ficaram tão satisfeitos e felizes com o resultado que vão levar o problema para apresentar num congresso, agora é esperar que o pós-operatório seja bom.
Com a ajuda de amigos metade da cirurgia já foi paga, agora com a ajuda da associação será rápido angariar o que falta.
Tal como o Brutus existem milhares de animais na rua, abandonados, sendo maltratados por nos ou engaiolados, não basta dizer que somos contra os maus-tratos em animais, se nada fizermos continuará tudo igual, temos que ser activos e fazer algo.


Sem comentários:

Enviar um comentário